Mulheres e a ‘reforma’ da Previdência em debate no Sindicato dos Jornalistas

Com a economista Marilane Teixeira, da Unicamp, palestra às 19h discute os impactos da PEC 06/2019 sobre o trabalho e a vida das mulheres

Por Flaviana Serafim - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Caso seja aprovada pelo Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, defendida por Bolsonaro, vai afetar profundamente toda a classe trabalhadora, mas as mulheres serão ainda mais prejudicadas com aumento da idade mínima e do tempo de contribuição, aponta análise do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Para discutir os riscos da PEC para as profissionais de jornalismo e para trabalhadoras de outras categorias, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza o debate Os impactos da ‘reforma da Previdência’ de Bolsonaro na vida e no trabalho das mulheres, na próxima terça (12), a partir das 19h, na sede da entidade (Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, centro da capital). O tema será apresentado pela economista Marilane Teixeira, pesquisadora da área de relações de trabalho e gênero na Unicamp. A atividade é gratuita, aberta ao público e não é necessária inscrição prévia. 

Em Santos, a Regional Baixada Santista do SJSP participa da marcha do Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março (sexta-feira), que tem a luta contra a ‘reforma” previdenciária como tema central, em mobilização realizada pelo movimento sindical e pelos movimentos sociais. A concentração, a partir das 16h, é na av. Ana Costa nº 340, com saída da marcha às 19h

Na capital paulista, o movimento de mulheres e a CUT também promovem ato público neste 8 de março, com mobilização em defesa dos direitos trabalhistas, contra a ‘reforma’ da Previdência e contra o feminicídio (leia mais). A concentração começa às 16h, em frente ao Masp, na Av. Paulista nº 1578 (Metrô Trianon-Masp).

Como a PEC da reforma da Previdência afeta seu direito à aposentadoria?

Para esclarecer e debater a questão com a categoria, o Sindicato dos Jornalistas elaborou um encarte especial sobre a reforma da Previdência. Baixe e compartilhe clicando aqui. O material impresso vai para as redações da capital, interior e litoral, e chega aos sindicalizados e sindicalizadas a partir desta segunda semana de março, encartado no jornal Unidade.

No último dia 27, o Sindicato também realizou o debate A realidade da Previdência. Déficit: fato ou fake?, com o sociólogo Victor Pagani, diretor técnico do Dieese, que deixou claro aos participantes do evento que o Déficit da Previdência é mito. Confira os dados e outras informações apresentadas clicando aqui

SERVIÇO
Palestra "Os impactos da ‘reforma da Previdência’ de Bolsonaro na vida e no trabalho das mulheres"
Data/horário:
12 de março de 2019 (terça-feira), a partir das 19h
Local: Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas nº 530 - Sobreloja - Vila Buarque (Metrô República/Linha3-Vermelha ou Metrô Higienópolis-Mackenzie/Linha4-Amarela)