Após reivindicação, Regional ABCD do SJSP garante prioridade da categoria na vacinação contra influenza

Jornalistas e profissionais em comunicação podem se vacinar nas UBSs a partir de quarta-feira (22)

A partir da próxima quarta-feira, dia 22, os jornalistas e demais profissionais em comunicação da Regional ABCD poderão se vacinar contra influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A categoria foi incluída no grupo prioritário de vacinação de sete municípios da região.

No último dia 31, a Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) reivindicou através de ofício ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC que os jornalistas da região fossem incluídos na lista de profissionais com prioridade na campanha de vacinação contra a Influenza, em curso no estado de São Paulo.

A solicitação partiu dos próprios jornalistas que trabalham no ABCD e entraram em contato com a Regional, mas também faz parte das ações do SJSP em todo estado - com o objetivo de proteger a saúde da categoria, especialmente diante da grave crise de saúde pública que vivemos, na qual os jornalistas e o Jornalismo têm papel essencial no combate à pandemia mundial do novo coronavírus.

Nesta segunda-feira (20), em assembleia que reuniu os prefeitos da região, ficou determinado que “profissionais que atuam nos meios de comunicação, incluindo radiodifusão de sons e de imagens, internet, jornais e revistas, poderão ser vacinados contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos sete municípios a partir de quarta-feira (22/4)”.

Para receberem a vacina contra o vírus da Influenza, os jornalistas, cinegrafistas, fotojornalistas e profissionais de assessoria de imprensa precisam apresentar uma carteira funcional ou um documento de identificação (identidade da FENAJ ou ARFOC, por exemplo).

Segue abaixo a nota divulgada pela assessoria de imprensa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC:

A Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC decidiu, nesta segunda-feira (20/4), incluir os profissionais de imprensa entre os grupos que podem receber com prioridade a vacina contra a gripe. A medida acolhe pedido da Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo​.

Conforme deliberação dos prefeitos, profissionais que atuam nos meios de comunicação, incluindo radiodifusão de sons e de imagens, internet, jornais e revistas, poderão ser vacinados contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos sete municípios a partir de quarta-feira (22/4). Para receber a dose é necessária a apresentação da carteira funcional ou de documento que os identifique como profissionais que trabalham em veículos de imprensa.

"Os profissionais de imprensa estão na linha de frente da cobertura da pandemia e estão submetidos ao risco de contaminação. Neste momento em que enfrentamos a pandemia do novo coronavírus, a informação de qualidade ganha o mesmo grau de importância que o trabalho de médicos e cientistas", afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.