banner-site-sindicalize-se

face banner          twitter banner

Sex, 10 de Dezembro de 2010 17:46    PDF Imprimir E-mail
Quem Somos

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo existe desde 15 de abril de 1937. Participou e participa de lutas importantes dos jornalistas e da sociedade brasileira. Com cerca de 4.800 associados, segundo dados de janeiro de 2008, é o maior sindicato da categoria no País. É filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Tem sede à Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque, São Paulo e nove regionais: Bauru, Campinas, Oeste Paulista, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba/Litoral Norte/Mantiqueira e ABCD. Trabalham no Sindicato, entre funcionários contratados e prestadores de serviços, 40 pessoas.

A diretoria é eleita a cada três anos e é constituída por uma Executiva, Conselho de Diretores, Diretoria Plena, Conselho Fiscal, diretores Regionais e de Base e Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional, somando 90 jornalistas.

O Sindicato atua, basicamente, nas seguintes frentes:

1 - defesa dos jornalistas;

2 - defesa da melhoria da profissão;

3 - melhoria das condições de vida e de saúde dos jornalistas e

4 - nas lutas em defesa da democracia e da cidadania.

Na defesa dos jornalistas empregados, o Sindicato mobiliza anualmente a categoria em São Paulo para a Campanha Salarial. A data-base é 1º de junho (jornais e revistas da Capital; jornais e revistas do Interior e Litoral; e assessoria de imprensa/comunicação) e 1º de dezembro (rádio e TV,) e as negociações têm ocorrido, com os quatro sindicatos patronais que representam as empresas destes segmentos.

Para os jornalistas free lancers, o Sindicato também é um importante ponto de aglutinação e de defesa. A entidade é a principal responsável pela edição e atualização anual da Tabela de Preços de Referência para o Licenciamento de Obra Jornalística e a Prestação de Serviços em Assessoria de Imprensa/Comunicação que, desde 2002, é elaborada em conjunto com a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual dos Jornalistas (Apijor) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo (Arfoc/SP) e aprovada em assembléia dos jornalistas.

O Sindicato também está voltado aos profissionais que hoje encontram-se desempregados. Esse segmento da categoria tem sido apoiado por meio da Bolsa de Empregos e dos cursos de qualificação oferecidos pelo Departamento de Formação Profissional.

O Sindicato tem sido, cada vez mais, uma instituição capaz de defender a regulamentação da profissão e de fiscalizar o exercício profissional, conduzindo em São Paulo, no campo jurídico e da mobilização da categoria e dos estudantes de jornalismo, a Campanha Nacional em Defesa da Formação Específica em Jornalismo (Sou jornalista por formação), coordenada nacionalmente pela FENAJ. A essa ação, junta-se a atuação nas escolas de jornalismo, por meio da Comissão Estadual de Qualidade de Ensino e do Programa de Estágio Acadêmico.

Por ser a principal entidade de base dos jornalistas brasileiros - em número de filiados e em força de atuação - o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo tem um papel relevante na estruturação da categoria nacionalmente (na FENAJ) e em outras áreas de atuação, como na constituição da Apijor, que responde pela defesa dos direitos autorais dos jornalistas no País e que foi formada por iniciativa da entidade paulista.

Quanto à atuação política e de representação da categoria, na sociedade civil e diante do poder público, o Sindicato participa de vários movimentos em defesa da vida e da democracia. É assim no Comitê Paulista pela Democratização da Comunicação, na Comissão Municipal de Direitos Humanos (SP), na participação em inúmeros movimentos, campanhas e outras atividades sociais. O Sindicato é um canal e um instrumento importante para a participação dos jornalistas nas lutas da sociedade, por um Brasil com justiça social e plenamente democrático.

 

Expediente

Portal Oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

 

Presidente

Paulo Zocchi

Secretária de Comunicação 

Lílian Parise

 

As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da diretoria.


Editora
: Flaviana Serafim


Contatos

Tel:(11) 3217-6299

Fax:(11) 3256-7191

e-mail: jornalista@sjsp.org.br

Facebook: http://www.facebook.com/SindicatoJornalistasSP

Twitter: http://twitter.com/JornalistasSP

Entidades parceiras

fenaj_186x44

cut_469x154

fij_140x140

Endereço

Rua Rego Freitas,530 - Sobreloja
Vila Buarque - SP - CEP: 01220-010
Fone: 11 3217 6299

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.

Mantido por Pandora